Câmara de Epitaciolândia realiza Trigésima Nona Sessão Ordinária de 2022
- kelitondiogo7
- 6 de dez. de 2022
- 3 min de leitura

O vereador Messias Lopes (PT), Presidente em exercício, cumprimentou aos presentes e apresentou reivindicações ao Governo do Estado sobre o DEPASA, pois tem recebido muitas reclamações a respeito da água que está indo de maneira irregular, e muitos moradores ficam aguardando a chegada da água que cai 10 minutos e para, assim solicita ao órgão que envie o Planejamento para que se veja a distribuição e assim possam acompanhar de perto, para poder atender as solicitações da população. Sugeriu inclusive, que esse Planejamento venha acompanhado de um calendário e que seja divulgado para todos. Falou que está enviando ao Executivo dois requerimentos de informações. Um deles é a respeito do valor da obra da rua Ana de Souza Lira no bairro Liberdade, pois a mesma já está toda danificada, assim como da obra na Beira Rio, que não foi colocado nenhuma placa sobre o valor, a empresa, prazos, e essas obras já estão danificadas. Solicitou providências sobre a situação do acúmulo de lixo nas ruas de Epitaciolândia, que esteve buscando informações junto a Secretaria de Meio Ambiente que justificou a falta de veículos coletores, mas que isso precisa ser resolvido pela prefeitura, pois há uma grande necessidade de que o município tenha coletores de lixo. Apresentou também reivindicações sobre a situação da ponte que além de um tapa buracos precisa de iluminação pública de maneira urgente, haja vista o prefeito ter assumido a responsabilidade por aquela ponte. Lamentou a falta de segurança que está reinando em Epitaciolândia, onde estão ocorrendo assaltos, furtos e roubos de caminhonetes, deixando a fronteira sem paz, a população desamparada. Reclamou também sobre o serviço 190 que não funciona.
O Vereador Nego (PP), cumprimentou a todos os presentes e as pessoas que acompanham pelas redes sociais. Iniciou falando sobre a situação do coletor de lixo doméstico, e disse que a secretaria de Meio Ambiente não tem conseguido dar uma frequência nesses serviços de limpeza, pela falta de veículos. Justificou que um coletor é muito caro e a Prefeitura não tem recursos suficientes, que é necessário emendas dos parlamentares. Falou que a Secretaria de Obras tem ajudado no que pode com caçambas, mas que é necessário a unificação desses serviços, que atualmente são divididos. Disse que por enquanto a Secretaria de Obras não é a responsável pela coleta de lixo, somente pela retirada dos entulhos, mas que assim que isso estiver definido teremos uma limpeza geral na cidade. Pede o apoio da comunidade para que esse controle seja feito. Informou que estarão iniciando uma operação tapa buracos na rua Fontenele de Castro que dá acesso a Escola Belo Porvir, que será muito útil tanto para a comunidade escolar quanto para todos que necessitam trafegar por ali. Disse também que estarão viabilizando a iluminação pública para que a população não passe o Natal as escuras nas ruas. Informou que a Ponte do Guajará foi concluída em parceria com a comunidade e que lá só falta a conclusão do aterro. Disse que a ponte do Palmeiras também está em fase de conclusão e que divulgarão tão logo esteja concluído o aterro da cabeceira, tanto para os vereadores, quanto para a população em geral.
O vereador José Maria (UB), cumprimentou a todos os presentes e aos que acompanham pelas mídias sociais. Iniciou sua fala, aprofundando o tema da coleta de lixo, que é uma situação preocupante, pois a cidade está tomada de lixo. Disse que esteve com o Secretário de Meio Ambiente e que foi informado que as dificuldades estão em torno da falta de veículos para fazer a devida coleta. Convidou os vereadores para realizarem uma conversa com o Prefeito, para unir forças em prol do município, haja vista que, ao ser convidado pelos vereadores, infelizmente o prefeito negou o convite e não compareceu. Informou que o papel do executivo está sendo confundido com o papel do vereador, afinal o prefeito é quem tem a incumbência de executar. Então apresenta como proposição montar uma comissão para ir até o prefeito, para ver se as coisas andam. Em relação a ponte, disse que agora ficou mais difícil, pois quando era incumbência do DNIT e as duas prefeituras as coisas já eram complicadas, imagine agora, onde a incumbência é da Prefeitura de Epitaciolândia, assim temos um número de acidentes acontecendo, engarrafamentos entre outros. Falou que a situação das ruas Ana de Souza Lira e das ruas na Beira Rio, onde a obra foi feita, mal feita e até o momento não se sabe quanto foi gasto. Lamentou a situação dos moradores no Bairro Beira Rio que estão tendo suas casas invadidas pela água no momento das chuvas fortes. Então a população precisa de respostas, como por exemplo, saber quem é o engenheiro responsável, para saber sobre essas obras. Sobre a situação do SANEACRE, disse que após as eleições parece que os problemas que ficaram de ser sanados foram esquecidos, assim as reclamações estão crescendo a cada dia.
Comentários