Vereador Zé Maria diz que é infantil e leviano
- kelitondiogo7
- 25 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2022
Culpar os vereadores por uma provável falta medicamentos ou combustíveis dos ônibus escolares de Epitaciolândia

Em conversa com nossa equipe de reportagem nesta sexta-feira 24, o vereador e secretário da Mesa diretora da Câmara de Epitaciolândia, Zé Maria (UB), deixou claro que não aceita as inverdades pregadas pela atual gestão municipal por onde passa, de que a base dos cinco Messias Lopes, Pantico da Água, Rubens Rodrigues, Diojino Guimarães e o próprio Zé Maria) estão travando o executivo.
Recentemente o prefeito Sérgio Lopes (PSDB), encaminhou à câmara municipal um pedido de suplementação orçamentária, pedido esse analisado e devolvido ao executivo por constar uma série de erros, dentre eles a data de referido pedido que estava registrada com o ano de 2021, quando estamos em 2022, além de outras falhas técnicas que inviabilizaram a aprovação da suplementação.
O presidente Diojino Guimarães, reuniu equipe jurídica e financeira da Câmara e após detectar as falhas, devolveu o pedido ao executivo para que fosse corrigido e reenviasse ao legislativo para analise e aprovação. Contudo a prefeitura não refez o documento e ainda tenta jogar para a platéia, como se essa fosse desinformada.
Os parlamentares mirins recebem diariamente, áudios de moradores, informando que membros da prefeitura espalham nas localidades rurais e mídias que, se faltar medicamentos na farmácia municipal ou combustível para transporte de alunos, os culpados são os vereadores que não aprovaram o pedido de suplementação orçamentária do executivo municipal.
Para o vereador Zé Maria, o prefeito está mal assessorado ao anunciar e aceitar que seus aliados abram a boca para dizer tamanha infantilidade, uma vez que tanto as verbas da educação através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e da saúde via do Sistema Único de Saúde (SUS), são verbas carimbadas, e não podem ser alteradas pelos vereadores.
Zé Maria, que já foi secretário de saúde municipal em gestão passada, explica que o SUS deposita o dinheiro direto na conta da secretaria de saúde e só quem pode movimentar esse recurso é o secretário municipal e o prefeito, que gerenciam as verbas da saúde. Da mesma forma acontece nas verbas da educação onde o Fundeb deposita o dinheiro na conta da educação e os executores são o secretário dessa pasta e o prefeito.
“É infantil e leviano…sair por ai dizendo que se faltar medicamentos ou se faltar óleo nos ônibus escolares a culpa é nossa, a culpa é da gestão que não se programou”, enfatiza Zé Maria, ao lembrar que em 2021 a prefeitura tinha poder para mudar com até 30% do orçamento do município sem necessariamente informar ao legislativo, e naquele temo já existia falta de medicamentos de de falta combustíveis nos veículos escolares.
“Fica aqui nosso recado a população, vereador nenhum, câmara nenhuma, tem poder de regular compras de medicamentos ou de combustíveis da educação ou da saúde. Com toda certeza ele (prefeito), está se antecipando a uma não programação dele e tentando jogar esse fardo nas costa de alguém”, pontua Zé Maria.
Acompanhe Vídeo abaixo.







Comentários