top of page

Você está em: Início > Notícias & Blog > Post > 

Câmara Municipal de Epitaciolândia realiza 33ª sessão ordinária de 2023

  • kelitondiogo7
  • 17 de out. de 2023
  • 6 min de leitura

ree

A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou nesta segunda-feira, dia 16 de outubro a trigésima terceira sessão ordinária de 2023, com a presença dos nove vereadores. Acompanhe a seguir o que disseram os vereadores no grande expediente:

Vereadora Lucimar Monteiro-Preta (PP): Cumprimentou a todos os presentes e iniciou sua fala solicitando a Secretaria de Obras que tenha atenção para a questão do lixo, pois realizou visitas em algumas ruas do bairro José Hassem e a situação é bem precária, com acúmulo de lixos, os cachorros revirando tudo, necessitando assim que se faça um serviço de limpeza emergencial. Solicitou também que a Secretaria veja a questão da iluminação pública, haja vista que tem recebido cobranças constantes dos moradores tanto no centro, quanto nos bairros da cidade. Lembrou a visita do Secretário de Obras na Câmara, onde o mesmo disse que em outubro iniciariam os trabalhos de manutenção de ruas e da iluminação pública, e que já estamos na metade do mês e infelizmente isso ainda não foi iniciado, o que é muito preocupante, pois o verão está acabando e se nada for feito agora, no inverno será muito difícil. Encerrando sua participação, aproveitou a oportunidade para reiterar um pedido de providências feito para o ramal do Porvir, para que receba manutenção e piçarramento.

Vereador José Maria (União Brasil): Cumprimentou a todos os presentes e iniciou sua fala informando sobre uma visita que fez no ramal do km 59, agradeceu a recepção que teve dos moradores. Fez um relato sobre a situação da cidade de Epitaciolândia, onde os vereadores estão sempre recebendo projetos de pedidos de suplementação por parte do executivo, que são aprovados, mas que infelizmente a resposta é a não realização das obras que são necessárias para a população. Apresentou imagens de uma ponte que está em total precariedade, imagens que falam por si, pois é perceptível o abandono da gestão, que tem recebido respostas dos vereadores aprovando suplementação de verbas e que esse dinheiro não é investido na população, que a gestão só apresenta promessas. Que já foram aprovados trinta pedidos de suplementação, sendo assim dinheiro não é problema como dizia o próprio prefeito na época da campanha, e nosso município continua sem gestão. Disse que sempre estará cobrando iluminação pública, manutenção das ruas, e tudo mais que é direito da população e que tem sido lezado pelo prefeito. Aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito de Assis Brasil que está realizando um concurso público, o que demonstra o compromisso do prefeito em acabar com os puxadinhos que são usados para interesse eleitoral. Finalizou dizendo que tudo o que cobra é aquilo que foi promessa de campanha e que até hoje não saiu das palavras.

Vereador Rubens (PSD) Cumprimentou aos presentes e iniciou sua fala parabenizando aos professores pela passagem de seu dia, pois são profissionais que são essenciais para a formação de todas as demais profissões e merecedores de todas as homenagens. Falou que ouviu do prefeito que Epitaciolândia virou um canteiro de obras, e ele se pergunta canteiro de que? Afinal as obras que estão sendo inauguradas são projetos que já estavam em andamento pela gestão passada. Citou o parquinho das crianças e poucos recapeamentos em ruas que foi feito inclusive com cimento, se isso é um canteiro de obras nós estamos muito mal, pois são obras de péssima qualidade a exemplo do que está acontecendo com a quadra recém inaugurada no bairro Por do Sol. Infelizmente o que temos é falta de iluminação pública, ruas sem estruturas, e sempre as mesmas desculpas, o que se vê é falta de interesse em fazer as coisas certas e que são de interesse da população. Mais uma vez cobrou pelo ramal da Fontenele, que entra ano e sai ano e nada é feito pelo executivo, onde o ramal tem pontos críticos que com as chuvinhas que caíram esses dias virou um atoleiro e é porque ainda estamos no verão. Citou também o trecho do Guajará com o Tucunduba que está intrafegável. Que a comunidade precisa de atenção e atendimento. Informou que tem recebido muitas denúncias e reclamações em relação ao atendimento na Secretaria de Ação Social, e se isso está acontecendo é por que algo está errado, reclamações de atendimento ruim, com arrogância por parte de alguns que ali estão, e que quando são procurados pela comunidade são mal atendidos. Dessa forma há uma revolta e insatisfação e que é necessário que essa situação seja resolvida. Finalizando sua participação dizendo que se as pessoas estão indo nas redes sociais para falar mal dos vereadores, é por que são lideradas por alguém, que independente do que falem ele continuará fazendo seu trabalho, fiscalizando e denunciando o que estiver errado. Que os vereadores são acusados de atrapalhar o município, e o que eles tem feito é aprovar projetos de suplementação para que as obras sejam feitas, porém a gestão não está fazendo seu papel, o que há é um verdadeiro desmantelo na atual gestão.

Vereador Messias Lopes (PT): Cumprimentou aos presentes e iniciou sua fala agradecendo pelo dia dos professores e parabenizando a esses profissionais que são tão importantes e que sem os mesmos as demais profissões não existiriam. Agradeceu ao Tribunal de Justiça do Estado do Acre que estará realizando o Projeto Cidadão na escola Bela Flor em nosso município, e na ocasião serão realizados vários serviços de interesse do cidadão, desde a área de expedição de documentos até a realização de casamento coletivo, agradeceu ao executivo que também estará dando suporte ao projeto que será realizado nos dia 27 e 28 de outubro. Falou sobre sua preocupação com os ramais que, por falta de piçarramento, manutenção e com a chegada do inverno, teremos muitas comunidades isoladas afetando suas vidas, em especial os alunos. Citou como exemplo a comunidade do Guajará que não tem condições de trafegabilidade, o ramal do Tucunduba, e tantas outras comunidades, uma vez que o problema é geral. Solicitou também urgência na solução dos problemas de iluminação pública, da falta de trafegabilidade na maioria dos bairros, e apresenta como exemplo o bairro da Satel que há anos vem enfrentando isolamento, escuridão, além da falta de serviços como os de limpeza e coleta de lixo.

Vereadora Seliene Lima (PODEMOS): Cumprimentou aos presentes e parabenizou aos professores pela passagem de seu dia. Manifestou sua preocupação em relação aos moradores das comunidades rurais, que correm o risco de ficarem em isolamento. Falou também que a população que reside na zona urbana está correndo o mesmo risco de ficar em isolamento, afinal as ruas dos bairros estão em estado crítico em pleno final de verão. Lamentou a questão do atendimento na Secretaria de Ação Social, pois se há reclamações é porque algo não está andando bem. Relatou que é muito preocupante a situação da falta de iluminação pública, vivemos em área de fronteira, e alguém precisa resolver. Apresentou um apelo ao prefeito e ao Secretário de Obras em relação à rua Nicolau de Brito que está em risco de desmoronamento. Finalizou sua participação falando sobre a falta de coleta de lixo, que além dos problemas do acúmulo é um canal de possíveis doenças, que é necessário que a solução chegue aos cidadãos de Epitaciolândia.

Vereador Marcos Ribeiro (PSDB): Cumprimentou aos presentes e iniciou sua fala dizendo que estava atento e ouvindo aos discursos dos colegas vereadores, e disse que quanto ao problema da iluminação pública, vê que a maioria deles se iniciou com os gastos feitos com as trocas de lâmpadas de led, que são muito caras e isso quebrou os recursos destinados a esse serviço. Um problema que atingiu todos os municípios, trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas de led. Disse que estará conversando com o prefeito e com o Secretário de Obras sobre essa situação para ver o que está acontecendo, pois realmente a cobrança está sendo grande. Quanto aos ramais, disse que entende a reivindicação do produtor que só pede que se resolva os pontos críticos, acredita que o prefeito deve fazer uma avaliação, pois o inverno está chegando e se nada for feito teremos situações de piora, de isolamento que afetará a comunidade, aos alunos. Finalizou sua participação falando sobre a pavimentação das ruas, que nenhuma prefeitura consegue pavimentar ruas com recursos próprios, que a única maneira de se fazer é através das emendas federais, que há necessidade de se ter habilidade para ter recursos federais. É dever do município cuidar da infraestrutura e acredita que o prefeito Sérgio Lopes está ciente dessa situação e procurando se articular com a bancada federal.

Comentários


Poder Legislativo.png

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Câmara Municipal de Epitaciolândia

CNPJ 84.306.562/0001-58


📱 + 55 68 99959-3152 (Edileuza - Servidora Legislativa)

🏢 Avenida Santos Dumont, 1230, Centro, Epitaciolândia, AC, 69934-000

📅 Segunda a Sexta-Feira, 7:00 às 13:00

📧 cmepitac@yahoo.com.br


Sessões todas as segundas-feiras às 19 horas.

População, compareça e participe! Queremos ouvir sua voz!

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page