top of page

Você está em: Início > Notícias & Blog > Post > 

Câmara municipal de Epitaciolândia realiza Oitava sessão ordinária de 2022

  • kelitondiogo7
  • 4 de abr. de 2022
  • 8 min de leitura



O Vereador Rubens Rodrigues (PSD), iniciou sua fala externando seus sentimentos a família enlutada do jovem Wando, que foi a óbito nos últimos dias de maneira muito precoce. Parabenizou ao Ministério Público pela realização de uma Conferência sobre Autismo. Citou que no município há um grupo de pais, que tem enfrentado uma grande luta, porque Epitaciolândia é o único município que não tem a medicação na totalidade para atender as crianças com autismo. Informou também que ao ser convidado para a Conferência, entrou em contato com o Secretário de Saúde para ver o que o município tinha de avanços em relação a pauta, e infelizmente foi informado que ainda se está tentando adquirir as carteirinhas para os autistas. Disse que tem um pré-projeto para que seja construído um Centro de Tratamento de Interação Sensorial (Centrin), que possa atender a essa demanda, e que as famílias também precisam de um olhar carinhoso por parte do poder público. Falou que esteve em Rio Branco na Defesa Civil, para buscar informações a respeito da área de risco que fica atrás da residência do senhor Cotovelo até o Sr. Efigênio, onde os lotes tem uma erosão imensa e perigosa que está a cada dia avançando mais para o centro da cidade, e que os moradores querem saber se tem que pagar IPTU, haja vista estarem na área de risco e o município ter uma lei que os ampara. Que foi a Rio Branco porque ao procurar o Secretário de Meio Ambiente Sr. Jonas, esse não sabia como proceder, e o vereador se sentiu no dever de procurar respostas. Que desde o início do governo Gladson Cameli, ele juntamente com outros vereadores, procuraram a Defesa Civil, foram informados que o governador iria fazer uma grande obra para marcar o município, que impactasse, e que infelizmente não passou de mais uma promessa e mentira do atual governo. Disse que aproveitou e foi ao MAPA, tratar sobre as questões das carretas, e que foi informado que de quatro auditores que poderiam ter sido escalados para trabalhar aqui, nenhum quis ser lotado no Acre, nos municípios de Assis Brasil ou Epitaciolândia. Lembrou que na gestão passada foi aprovado uma verba de oito milhões, e parte desse dinheiro foi utilizado pra iluminação pública e o restante por volta de 4, 5 milhões até hoje, apesar das constantes cobranças, não foi informado no que foi investido e se foi investido. Que é inaceitável querer tapar buracos com cimento, pois cimento e asfalto não se unem. Que no dia 1º de Abril foi triste ver a situação das ruas cheias de lixo amontoados, e saber que há veículos que deveriam estar atendendo na limpeza pública, estão a disposição de campeonatos. Finalizou mais uma vez levantando o questionamento sobre a passarela do bairro Vila Vitória.

A vereadora Lucimar Monteiro (Preta), do Progressista, iniciou sua fala agradecendo ao coordenador do DEPASA, Erisson Cameli, pelo seu compromisso com o município e exaltando o trabalho que vem fazendo. Após isso, parabenizou o vereador José Antônio (Nego), dizendo que o mesmo não mede esforços para dar uma resposta a população, cumprindo muito bem seu papel como vereador e funcionário público. Durante sua fala, a parlamentar também cita o Secretário de obras, Wenderson Phelipe, que ao lado do vereador, trabalham para reparar os problemas da cidade. Aproveitando o momento, para parabeniza a Secretaria de saúde por ter recebido 3 novas caminhonetes através de emendas de Alan Rick, Mara Rocha e a senadora Mailza Gomes. Por fim, ela fala sobre uma indicação que está fazendo, a mesma diz ter sido procurada por várias mães de crianças especiais e confirmou a necessidade de fonoaudiólogos e neurologistas na cidade, por isso, está fazendo uma indicação ao prefeito Sérgio Lopes, faça contratação desses especialistas, a vereadora também afirma saber da dificuldade de tal ação, porém pede ao executivo que “olhe com carinho” pois o ato contemplará várias crianças que não podem fazer o acompanhamento particular.

O vereador Jose Antônio (Nego), Progressista, iniciou falando sobre os trabalhos de reparação do município, iniciada na quinta-feira (31) no Ramal do Km 14, que foi interrompida devido as chuvas no período da tarde, mas o parlamentar afirma retornar a zona rural na terça-feira (5). Também fala do avanço que ocorreu na Rua Fontenele de Castro, que começou na sexta-feira 1°, até o sábado 02 e com continuidade na segunda-feira 04; Cita então a resolução do problema no Ramal das Laranjeiras, em que, por conta da grande quantidade de chuvas, o bueiro acabou sendo levado pelas águas, então foi colocado um novo bueiro. Após isso, ele relembra as falas do vereador Rubens, sobre as carretas, diz concordar com o mesmo e que cabe a eles, parlamentares mirins, buscar soluções para essa situação, seja ela municipal, estadual ou federal. Sobre a passarela, fala que a partir de terça-feira 05, a secretaria de obras estará retomando a construção, irá analisar o ocorrido e resolver o problema de imediato. O vereador continua falando sobre a secretaria do meio ambiente, e critica a postura do atual secretário Jonas dizendo “Quando um secretário coloca desculpas de que seu trabalho não está rendendo, por falta disso ou daquilo outro, eu acredito que seja incompetência do próprio secretário”, segundo ele um secretário tem que: puxar a responsabilidade para ele e não inventar desculpas, e ter autonomia na sua pasta e isso o prefeito Sérgio Lopes tem dado a todos eles, mas, diz que infelizmente alguns não estão capacitados para ordenar que seja feito o trabalho, o parlamentar chega a usar de exemplo a Secretaria de obras, falando que é o primeiro ano que alguns funcionários não foram demitidos no inverno, mostrando a autonomia que o executivo dá; Que a secretaria de obras poderia ter avançado muito mais, porém eles não botam a culpa no prefeito, eles assumem o erro e tentam reparar agora. Direciona sua fala a deputada federal Mara Rocha, agradecendo os R$ 29.500.000 alocados para a cidade para a construção de uma nova ponte, que dará acesso a Brasiléia. Por fim, o vereador fala de sua visita a Rio Branco no DERACRE e reafirmando a parceria entre prefeitura e governo do estado. Que o intuito da viagem também era cobrar o apoio do governo do estado, já que ele e o governo fazem parte do mesmo partido, mas fala que “Nesse momento não somos partido, nesse momento somos Epitaciolândia”.

O vereador José Maria (União Brasil), falou sobre as melhorias que estão ocorrendo na travessa Fluminense, que esteve no local e a obra havia sido iniciada, infelizmente não sabe por que havia sido interrompida. Também esteve na rua Fontenele de Castro e ficou muito preocupado, principalmente com a parte após a ponte próximo a escola Belo Porvir, onde a situação é crítica dificultando o tráfego, em especial de carros pequenos. Falou sobre a festa do município, e disse que partilha do mesmo sentimento que foi citado por alguns vereadores. Disse não ser contra festas, porém na atual situação do município, com as ruas críticas e tanto outros problemas, um investimento com gastos tão elevados, é preocupante. Que o valor a ser gasto com atrações nacionais é por volta de 140 mil reais, com apenas uma atração, cita Israel Novaes, e que com esses 140 mil reais dariam para comprar 140 mil toneladas de asfalto para resolver os problemas das ruas em Epitaciolândia. Reafirmou que a atual gestão joga fora dinheiro público ao fazer tapa buracos no asfalto com cimento. Lembra mais uma vez, que a Casa Legislativa, não é contra festejos, mas que, na atual situação é jogar dinheiro fora de maneira desmedida. Finalizou sua fala, mencionando o dia 31 de março, onde ocorreu a vergonhosa votação na Assembleia Legislativa, onde o atual governo Gladson, transformou o palácio em um balcão de negociações junto a alguns deputados, para que a maioria se posicionasse contra as categorias. Disse ser solidário a Saúde, Educação, Segurança, a todas as categorias, e espera que tanto a população quanto as categorias deem a resposta nas urnas a esse governo e aos deputados que foram contra as classes. Apresentou sua indignação, quanto ao governo ter esperado a data limite para depois ter a desculpa de que é ano eleitoral e nada pode fazer. Uma coisa é certa tempo teve, não fez porque não quis, preferiu deixar o funcionalismo a ver navios.

A vereadora Seliene Lima (Podemos), cumprimentou todos os pais que tem criança especial, pois foi realizada a semana da criança especial com Autismo. Citou a Caminhada em prol do dia do autismo e parabenizou a prefeitura pela realização. Falou sobre a saúde, que é uma área que ela considera que avançou muito no município, e que através das emendas dos parlamentares, Alan Rick, Mara Rocha e a Senador Mailza, possibilitou a chegada de transportes para atender as demandas da secretaria com as pessoas que necessitam. Agradeceu ao Senador Sérgio Petecão pela emenda parlamentar que destinou a Epitaciolândia para a construção da sede da Secretaria de Educação e enfatizou a importância dessas emendas para que o município possa continuar avançando. Expôs mais uma vez sobre a polêmica das carretas, que estão todas alocadas aqui e devido à demora no atendimento e tem acarretado muitos problemas. Agradeceu ao vereador Nego pelo compromisso e a Secretaria de Obras, que tem atendido aos pedidos e que as obras estão chegando a zona rural. Finalizou pedindo a comunidade do KM 14, um pouco mais de paciência e tão logo seja possível as obras voltarão.

O vereador petista Messias Lopes, iniciou falando sobre a visita que fez ao ramal do Sr. Jacimiel, que são 8 quilômetros e meio, que estão deixando os moradores no isolamento sem poderem escoar seus produtos. Solicitou que a Secretaria de Obras possa atender de forma urgente a comunidade, tirando-a do isolamento e que também providencie a substituição de um bueiro para essa área. Falou está muito feliz, pois três projetos de sua autoria foram votados nesta sessão, sendo eles: Projeto nº 10 que “institui a política municipal de conscientização e orientação sobre a doença lúpus e dá outras providências”; O projeto de Lei nº 11 que “institui o Programa Municipal de cuidados para pessoas com fibromialgia no município de Epitaciolândia”; O vereador inclusive lembra que já existe no município a Lei da Fibromialgia, que garante a prioridade nas filas de atendimento; E por fim o Projeto de Lei para apreciação que “ assegura aos professores da rede municipal a opção de exercer atividades fora da sala de aula quando já houverem cumprido o tempo mínimo do exercício do magistério, de acordo com a legislação vigente e com a lei estadual. Fala da importância dessa lei, onde as professoras com 25 anos e professores homens com 30 anos de exercício na sala de aula, podem estar aguardando seu tempo de aposentadora em outras áreas pedagógicas. Finaliza sua fala solicitando ao vereador Nego que veja junto a secretaria de obras com muito carinho a situação do ramal do Sr. Jacimiel. Reforça que tudo o que é pedido é para atender a população e que quando são atendidos é a população que ganha.

O vereador presidente Diojino Guimarães (MDB), após cumprimentar a todos os presentes, falou sobre sua participação na reunião que ocorreu em Brasiléia com os produtores de grãos, que visitou o silo, e que se comprometeu de defender a bandeira junto ao governo do estado para trazer um silo para Epitaciolândia. Informou que colocou a Câmara de Epitaciolândia a disposição de todos os produtores. Que na quarta-feira 06, estará em Rio Branco, para mais uma vez ir ao DERACRE, que ficou de vir até o final do mês de março e até o momento nenhuma resposta. Falou que está se informando junto as usinas asfálticas, quanto ao valor do asfalto, pois vê que em Brasiléia a prefeita está fazendo pavimentação de ruas, operação tapa buracos com asfalto, e que aqui em Epitaciolândia, estamos é voltando no tempo, pois o ex-prefeito André é que fez tapa buracos com cimento e que não deu certo. E o atual prefeito de Epitaciolândia quer insistir no mesmo erro. Tapa hoje amanhã já está tudo quebrado novamente. Disse que realmente não deveriam os bairros estarem as escuras, pois há recursos, então não há justificativa. Sobre a festa de Epitaciolândia, mais uma vez disse não ser contra festejos, mais que ouviu falar que serão 30 atividades. Para quê tanta festa se o município está nesta situação? que o povo não vive só de festa. Que são festas que não valorizam os artistas locais, que é um dinheiro que poderia ser investido na melhoria da cidade. Finalizou ironizando parece que, no município se tem uma prefeita que é a Senhora Aline Saldanha e um primeiro-damo que é Sérgio Lopes, pois até em reuniões nenhum secretário tem direito de se manifestar somente ela “a prefeita e ele o primeiro-damo.”





Comentários


Poder Legislativo.png

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Câmara Municipal de Epitaciolândia

CNPJ 84.306.562/0001-58


📱 + 55 68 {Manutenção}

🏢 Avenida Santos Dumont, 1230, Centro, Epitaciolândia, AC, 69934-000

📅 Segunda a Sexta-Feira, 7:00 às 13:00

📧 cmepitac@yahoo.com.br


Sessões todas as segundas-feiras às 19 horas.

População, compareça e participe! Queremos ouvir sua voz!

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page